No primeiro embate eleitoral do ano, PPS vence em Ipatinga (MG)

Publicado por Assessoria de Imprensa | Categoria(s): Brasil | Em: 31-05-2010

“Com a vitória de Robson Gomes ganha Ipatinga e ganhamos nós do PPS também”, festejou Roberto Freire, presidente nacional do PPS, ao comentar a vitória do vereador Robson Gomes (PPS/ MG) que comandará a prefeitura da cidade mineira de Ipatinga – 10ª maior cidade do estado, com uma população de 244.508 habitantes.

“Participei ativamente da campanha do Gomes quando foi realizada a primeira vez, e foi suspensa pela justiça. Estive lá em Ipatinga na ocasião, e na oportunidade já sentia que a candidatura do Robson era uma candidatura forte, de muito respeito do eleitorado e da sociedade em geral”, explicou Freire que emendou que a vitória agora ‘não foi uma surpresa.

No primeiro embate eleitoral do ano de eleição presidencial o PPS vence em Minas Gerais. Robson Gomes contou com o apoio de 74.809 eleitores e superou Cecília Ferramenta (PT), que teve 51.955 votos.  “Vemos nesta vitória, uma verdadeira pesquisa eleitoral, em uma cidade com total participação de votos, e sem margem de erro, sem votação por amostragem”, afirmou o presidente do partido.

Cassações levaram a nova eleição

Ipatinga convivia com a incerteza política desde a campanha para as eleições de 2008. O então candidato Chico Ferramenta (PT) teve o registro cassado devido a problemas com a prestação de contas em sua passagem anterior pela prefeitura. Chico ainda conseguiu realizar a campanha, por meio de liminar, e venceu o pleito, mas seus votos foram considerados nulos pela Justiça.

O segundo colocado, Sebastião Quintão (PMDB), que disputava a reeleição, foi condenado por abuso de poder durante a campanha e seus votos também foram anulados. A Justiça determinou a realização de nova eleição, enquanto a cidade era administrada pelo então presidente da Câmara Municipal, Robson Gomes (PPS), que agora se elegeu prefeito.

O município do Vale do Aço é nono colégio eleitoral do estado, com 169.753 eleitores, e tem destaque na economia de Minas Gerais. Sedia empresas como a Usiminas, ArcelorMittal e Cenibra. O PIB de Ipatinga é o maior da Região Metropolitana do Vale do Aço e o 71º de todo Brasil. Pertencente à mesorregião do Vale do Rio Doce, fica a 209 quilômetros de Belo Horizonte.

 Luciana de Luca, com dados do Portal do PPS

Comente