Mais de 70% dos deputados federais eleitos estão no Twitter

Publicado por Assessoria de Imprensa | Categoria(s): Brasil | Em: 06-12-2010

A nova Câmara Federal terá uma geração de deputados tuiteiros. Segundo o G1, pelo menos 375 deputados eleitos em outubro mantinham um perfil no Twitter. O microblog se tornou um diferencial na comunicação direta com os eleitores e até o presidente Lula prometeu participar da rede social e de blogs após deixar o governo.

O Twitter se mostrou uma ferramenta de marketing digital político muito eficiente. É difícil ter uma noção de quantos seguidores transformaram-se em votos, mas a rede social criou uma proximidade jamais vista entre políticos e eleitores.

Gabriel Chalita (PSB), o segundo deputado federal mais votado em São Paulo (com 560 mil votos), é um dos políticos mais presentes no Twitter. Usando o perfil @gabriel_chalita, suas mensagens não têm como tema comum a política, mas assuntos cotidianos como futebol, comida e citações de escritores. “Gosto de interagir com as pessoas. Tento dar uma mesclada das coisas que eu escrevo. Às vezes coloco coisas mais poéticas, eles pedem muito.”

Outro que responde pessoalmente seus seguidores é Roberto Freire, presidente do PPS e deputado federal eleito por São Paulo. Com o perfil @freire_roberto, o deputado costuma fazer debates polêmicos pelo microblog. Para deixar claro quando não é ele que está postando, sua assessoria usa um “A – ” antes das mensagens. Nestas eleições, Freire mudou seu domicílio eleitoral para São Paulo e se elegeu com mais de 121 mil votos.

Fonte: Metagov/ texto de Vinícius Bocatohttp://www.metagov.com.br/blog/item/231-mais-de-70-dos-deputados-eleitos-em-2010-est%C3%A3o-no-twitter

Comente