Caso Battisti: PPS divulga nota de solidariedade ao povo italiano

Publicado por Assessoria de Imprensa | Categoria(s): Brasil, Justiça, política | Em: 06-01-2011

O PPS divulgou, nesta quarta-feira, nota em que se solidariza com o povo italiano e as forças democráticas e de esquerda da Itália. A nota trata da decisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de não extraditar Cesare Battisti, condenado pelo assassinato de quatro pessoas na década de 60.

O texto diz que a decisão do ex-presidente Lula foi tomada na undécima hora em que ele esteve no poder, e que existe agora a expectativa de que o STF (Supremo Tribunal Federal) evite que o Brasil protagonize “triste episódio que mancha nossas relações internacionais”.

Leia íntegra abaixo.

NOTA DE SOLIDARIEDADE

O PPS (Partido Popular Socialista) solidariza-se com o povo italiano, especialmente com as forças democráticas e de esquerda da Itália, neste momento político de inconformidade e indignação com a decisão – na undécima hora de Luis Inácio Lula da Silva na Presidência da República – de não extraditar o terrorista Cesare Battisti, condenado à prisão perpétua em seu país por quatro assassinatos.

O PPS considera Battisti um criminoso comum e não figura digna de refúgio político, conforme entendeu o governo brasileiro ao conceder-lhe tal status. Sua permanência no Brasil deve-se apenas a uma decisão política do ex-presidente Lula; decisão esta que desrespeita flagrantemente o tratado de extradição firmado pelo Brasil com a Itália e o espírito democrático da Constituição brasileira de 1988.

A Itália vive em pleno regime democrático desde o fim da 2ª Guerra Mundial. Não existem motivos para que o criminoso Cesare Battisti não seja para lá extraditado para pagar por seus crimes.

As expectativas de evitar que o Brasil protagonize mais um triste episódio que mancha as nossas relações internacionais agora voltam-se para o STF, que ainda pode fazer valer a Constituição da República e o primado da Justiça.

Roberto Freire

Presidente Nacional do PPS

Fonte: Portal do PPS/ Texto: Valéria de Oliveira.

Comentários

Temos (1) comentários para Caso Battisti: PPS divulga nota de solidariedade ao povo italiano

  1. Caro Roberto Freire

    Postei o link da “NOTA DE SOLIDARIEDADE” no blog de um amigo italiano, Iannozzi Giuseppe:

    http://iannozzigiuseppe.wordpress.com

    Giuseppe traduziu para o italiano, agradeceu e te mandou um abraço.

    “Grazie infinite al presidente Roberto Freire, che molto bene ha capito le ragioni dell’Italia.

    Un abbraccio dall’Italia

    giuseppe”

    E da minha parte também.
    Um abraço.

    P.S.
    o link da postagem è:

    http://iannozzigiuseppe.wordpress.com/2011/01/07/cesare-battisti-resta-in-carcere-fino-a-febbraio-il-suo-legale-parla-addirittura-di-un-golpe-e-la-crisi-diplomatica-fra-italia-e-brasile-si-fa-piu-forte/#more-4498

Comente